BannerFans.com

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Como trocar pastilhas de freio do clio (2006)

Hoje vou mostrar como trocar as pastilhas de freio do Renault Clio ( 2006 ).
Primeiro separamos as ferramentas necessárias para a execução do trabalho.
No meu caso usei estas

Um macaco ( Jacarezinho ) rsrsrs, chave de fenda, chave de rodas, chaves nº 13, 19 e também 19 de catraca.
Após tirada a roda, teremos a visão da pinça. Retire os parafusos que mostro na foto com a chave 19.



Tem outro desse parafuso na parte acima da pinça. Retire a pinça, desconectando do disco.

Agora retire as pastilhas usadas.
No meu carro, vou precisar trocar os discos também, pois já estão gastos e as pastilhas foram usadas até o talo, chegando a ferro com ferro, danificando os discos. Se seus discos estão bom, mas, se as pastilhas chegaram a acometer avarias neles, existem locais que dão um passe neles, ou seja, os colocam em um torno, deixando lisas suas laterais que fazem contato com as pastilhas.


Aqui as pastilhas já estão colocadas na pinça. Para isso existe um macete que facilita o trabalho, pois a colocação da pinça no disco com as pastilhas novas não é nada fácil. Na foto abaixo mostro uma posição da chave de roda que ajuda na colocação das pastilhas. Um vídeo também para facilitar a explicação.



Ao término de executar os passos do vídeo, falta somente o encaixe da pinça no disco e parafusar, usando a chave 19. Ligue o carro e dê umas pisadas no freio e veja se a altura do pedal te agrada e se está freando como precisa. Caso necessite de ajuste, precisará fazer a sangria dos freios, retirando o ar do sistema. Mas para isso, precisa de um ajudante que bombe o pedal de freio, segurando e pressionando, enquanto se solta o parafuso de sangria da pinça. Esse método consiste em iniciar pela roda mais distante do cilindro de freio.
Desculpem-me pelo desenho amador, mas é bem explicativo.

O parafuso de sangria é o localizado na parte superior direita da foto. o parafuso abaixo é o prisioneiro da pinça, já colocada no disco.
Espero que esse post ajudem vocês a realizar esse serviço de maneira agradável e fácil.
Um abraço á todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...